Eficiência Energética em Padarias, como reduzir meus custos?

Card image cap

Fazer mais gastando menos energia. Isso significa a eficiência energética, a qual busca utilizar da melhor forma a energia elétrica, para obter os mesmos resultados usando menos. Quando administramos conscientemente a energia elétrica, conseguimos melhorar a sua utilização, de forma que os seus benefícios continuam a serem usufruídos, ao mesmo tempo que reduzimos nossos custos e colaboramos com o planeta.

No contexto do setor comercial atual, a utilização da energia elétrica de forma racional e eficiente nos estabelecimentos é uma estratégia prestigiosa para alcançar os melhores resultados no negócio, tornando-se mais competitivo.

A panificação brasileira possui o custo com energia entre os três maiores em sua administração, segundo o SEBRAE. Isso ocorre devido, principalmente, aos fornos elétricos, os quais podem representar de 30% a 70% da energia elétrica gasta no estabelecimento. Além disso, a iluminação, a refrigeração e a climatização do ambiente também possuem valores impactantes nas despesas com energia. Logo, o uso dos equipamentos de forma mais consciente sem interferir na qualidade é de grande importância para o estabelecimento ampliar o seu espaço competitivo no mercado, devido a folga financeira nas despesas mensais e o impacto social de sustentabilidade.

É importante notar que apenas gerenciando de uma forma melhor o seu estabelecimento, por meio do uso mais eficiente da energia elétrica, torna-se capaz reduzir seus custos mensais. Porém, a eficiência energética contém duas etapas: a compra e o uso eficiente da energia. O primeiro corresponde a quantidade de energia que irá ser comprada da concessionária que deve ser a ideal para atender as suas necessidades. Dessa forma, a há alguns parâmetros que devem ser levados em conta para a efetuação da compra ideal:

  • O Enquadramento Tarifário ideal para o seu estabelecimento;

  • A demanda contratada adequada para as suas necessidades, não pagando multa pela quantidade ser muito elevada nem baixa.

Após contratar a energia que mais se adequa o seu estabelecimento, falta agora usá-la de forma mais eficiente. Dessa forma, vale salientar que atitudes simples podem impactar bastante na redução das despesas com o consumo de energia elétrica nas padarias, devido à utilização consciente. Entre algumas ações:

  • Substituição das lâmpadas comuns por LEDs;

  • Utilizar os fornos elétricos sempre de forma mais proveitoso possível, evitando abri-lo o máximo possível, desligando quando não estiver sendo utilizado e produzir o máximo de produtos possíveis ao mesmo tempo;

  • Aproveitar a iluminação natural;

  • Manter uma manutenção preventiva nos equipamentos, para a avaliar se os maquinários estão com o seu melhor rendimento;

  • Automatizar a climatização do ambiente;

  • Adquirir equipamentos com selo PROCEL, pois apresentam a melhor eficiência energética;

  • Capacitação dos funcionários com treinamentos conscientização;

  • Acompanhar consumo de cada equipamento.

Resultado de imagem para padaria eficiencia energetica

Figura 1: Exemplo de uso do forno elétrico, aproveitando todo o espaço.

Algumas ações simples como essas podem resultar na redução de custos com a energia, mas é importante notar que cada panificadora possui sua própria gestão energética ideal. Assim, cabe a análise do seu estabelecimento, para efetuar as ações ideais e obter um estabelecimento mais competitivo e eficiente.

Gostou? Que tal tornar sua padaria energicamente eficiente e ainda mais competitivo? A LUMUS Engenharia oferece serviços de Eficiência Energética que podem se adequar ao seu negócio e transformar a sua realidade.

Para mais informações, entre em contato conosco.

Por José Francismar.



Você vai se interessar também

Card image cap
Como reduzir a demanda atuando na partida de motores?

Você possui gerador em seu estabelecimento? Sabe seu tipo de partida? Não? Pois é, a partir dele podemos reduzir a demanda, clique e descubra como!

Card image cap
Razões para aplicar a gestão energética na sua empresa

Entenda mais sobre gestão energética, consumo consciente e otimize a utilização da sua energia.

Card image cap
Tipos de geradores: Saiba qual é o ideal para você

Será que seu estabelecimento utiliza o gerador mais adequado? Não sabe? Confira nosso texto!