Baterias em sistemas solares: promessa ou realidade?

Card image cap

O sistema fotovoltaico off-grid, ou seja, que não é ligado a rede da concessionária, sempre foi pouco usado, visto a necessidade de utilizar baterias para armazenar a energia, fazendo com que o sistema se torne mais onerado, cerca de 9 vezes a mais, entretanto com algumas vantagens comentadas também no blog da LUMUS (http://lumusengenharia.com.br/blog/post/on-grid-e-off-grid/ ). Porém, nos últimos tempos, com as baterias tornando-se mais acessíveis e com a ANEEL pretendendo aplicar taxas aos clientes com sistemas solares essa forma de se gerar energia vem se tornando cada vez mais enxergada pelo mercado.

Nova resolução da ANEEL

A agência nacional de energia elétrica (ANEEL), vem discutindo já há algum tempo acerca da revisão da Resolução Normativa 482/2012 referente às regras aplicáveis à micro e minigeração distribuída. Um dos principais tópicos é a taxação do uso do fio por quem tem sistema solar, além de realizar uma tributação em diversos cenários, podendo chegar a 63% na pior alternativa, ou seja, se for gerado 1000 kWh no mês, o cliente irá aproveitar apenas 370 kWh. No atual ano de 2020 será decidido como se dará, enfim, a tributação dos produtores de energia solar pelos próximos anos, mas caso a resolução não seja tão atrativa quanto a atual, os sistemas com baterias vão se tornar cada vez mais soluções vantajosas.

“Baterias solares” e seu crescimento

Formas de armazenar grandes volumes de energia sempre foi um problema para a sociedade, pois as baterias nunca foram opções totalmente viáveis, tornando-se equipamentos pouco produzidos e onerosos no mundo. Outrossim, nos últimos tempos, com a viabilidade dos sistemas solares e consequentemente sua maior utilização, as grandes empresas abriram os olhos para a oportunidade da utilização de bateria nesses sistemas, fazendo com que não seja necessário estar ligado à rede, e assim, fique ilhada. Em 2015, a Tesla anunciou a pré-venda do Powerwall, seu sistema de armazenamento de energia, com isso, outras fabricantes como LG, Samsung, Dyness, BYD também seguiram essa tendência e anunciaram novas baterias, trazendo uma mudança de mindset ao mercado. Atualmente, já existem algumas opções mais viáveis de armazenamento de energia, trazendo uma maior viabilidade desse tipo de geração.

Imagem 1: Bateria para sistema solar de lítio Dyness. Fonte: Dyness.

Funcionamento do Sistema Off-Grid

O sistema que não é ligado à rede elétrica, em que toda sua eletricidade é gerada pelo seu sistema e armazenado em baterias, também chamado de off-grid, é uma forma de ser independente da concessionária e ter energia até em momentos que outros estejam com falta. Eles se diferenciam do sistema on-grid por conta de alguns equipamentos a mais, como controladores de carga e a bateria.

Como funciona o Gerador de Energia Off-Grid Solar com bateria solar

Imagem 2: Ligação de um sistema off-grid. Fonte Portalsolar.

Os sistemas solares com baterias valem a pena?

Hoje em dia, mesmo com a grande ampliação na produção de baterias para sistemas solares, o preço dos sistemas off-grid continuam caros, não havendo como disputar com o sistema conhecido por todos, o on-grid, ou seja, seu uso ainda é reservado para casos específicos, como em alguns locais remotos, distante da rede elétrica e para ligar apenas alguns aparelhos, como bombas de água. Porém, o mercado das baterias ficando cada vez mais forte e consequentemente com diversas teorias de valor comprovando que quanto maior a produção menor o preço, aliado à revisão que a da Resolução 482, que poderá trazer diversas notícias ruins para os produtores solares, faz com que os sistemas solares independentes da rede elétrica se tornem cada vez mais viáveis em um futuro próximo.

Se interessou pelo serviço? A LUMUS Engenharia oferece muito mais para reduzir sua conta de energia. Entre em contato conosco!

Por Francisco Pereira


Você vai se interessar também

Card image cap
Fator de Carga: sua empresa está consumindo energia de forma eficiente?

Saiba como o fator de carga influencia na redução da sua conta.

Card image cap
Importância das subestações de energia

Para que serve uma subestação de energia? Por que é tão importante para distribuição de energia? Entenda agora suas funções e características.

Card image cap
Instalação de Geradores: Como garantir que ocorra de forma segura

Entenda como funciona o processo de instalação de um grupo gerador elétrico.