O Diferencial Residual e a prevenção à choques elétricos.

Card image cap

Antes de falarmos sobre o DR (Diferencial Residual), é importante entendermos o conceito de fuga de corrente. A fuga de corrente é o frequente fluxo de energia no circuito, mesmo com todos os componentes desacionados, e ocorre devido a problemas nas instalações elétricas, como fios desencapados, baixa isolação dos condutores, mal contato, etc.

Em situações como estas, a corrente corre pela terra até chegar ao corpo do ser humano, e é o que acaba sendo um das principais motivos da ocorrência de choques elétricos.

Dispositivo Diferencial Residual

Interruptor Diferencial Residual Chint | NL1-63-440/30 - Fonte: P&R Automação

O Dispositivo Diferencial Residual (DR) é um dispositivo eletrônico cujo a função é de detectar a existência de fuga de corrente e evitar a ocorrência de choques elétricos. O DR permanece continuamente medindo a corrente de fuga do circuito, para que quando este circuito ultrapassar a corrente previamente definida (30mA, por exemplo), o circuito possa ser aberto, desligando somente o circuito que apresentou problema, e os possíveis choques possam ser evitados.

O DR é ainda um meio extremamente eficaz na prevenção de incêndios, já que o mesmo permanece “cuidando” da corrente da rede e evitando as fugas de corrente, que podem gerar faíscas e causar incêndios.

Segundo a norma NBR 5410, que é a responsável por instalações de baixa tensão, a instalação do DR torna-se obrigatória nos seguintes circuitos:

  1. Em áreas com banheiras ou chuveiros;

  2. Tomadas externas;

  3. Tomadas internas que liguem equipamentos externos;

  4. Em áreas úmidas;

O Dispositivo Diferencial Residual é fundamental para a segurança de pessoas e animais e deve estar presente em todas as instalações elétricas. A LUMUS Engenharia possui o serviço de Laudo Técnico, onde buscamos identificar problemas na rede e possíveis pontos de melhoria, visando sempre a segurança e a redução nos custos. Se interessou ou possui alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Por Caio Medeiros



Você vai se interessar também

Card image cap
SPDA: 5 erros mais comuns na instalação

Entenda os 5 erros mais comuns em SPDA e proteja seu imóvel das descargas atmosféricas.

Card image cap
Tarifação e seus tipos

Entenda tudo sobre tarifação energética e como isso pode impactar sua conta de energia.

Card image cap
É possível aproveitar a energia proveniente dos raios?

É verdade que conseguimos aproveitar a energia oriunda dos raios? Ou isso é apenas um mito?