A eficiência energética vai ser o maior diferencial competitivo da sua empresa!

Card image cap

O que você entende por eficiência energética? Com certeza você deve ter pensado em “fazer mais com menos”, ou “economizar dinheiro”, ou até mesmo “desligar as coisas secundárias”. Acertei? Pois bem, a eficiência energética vai muito além disso e pode te proporcionar resultados e situações empolgantes.

Há muito vemos que podemos medir o crescimento econômico do país a partir do aumento do consumo de energia elétrica, porém devemos pensar mais qualitativamente sobre esses números e nos questionar: “Será que eu uso energia de forma inteligente?”, “a minha conta de energia já está boa?”. Não quero ser pessimista, mas provavelmente a resposta real dessa pergunta é curta: Não! Sempre há o que ser revisado e feito da melhor forma. Mais energia representa sim mais receita, mas não necessariamente mais lucro.

Mas Marcelo, me diga como isso pode impactar a minha empresa e se tornar um diferencial. Tudo bem, vamos lá:

Impacto financeiro

Sabemos que o gasto com energia elétrica (está cada vez mais cara, hein?) é um dos principais custos obrigatórios de todos os setores, mas é importante frisar que quanto maior for a eficiência energética da sua empresa, hotel, edifício, conseguindo eliminar desperdícios e assim agregando valor aos seus produtos e serviços, maiores serão os lucros obtidos e a competitividade frente ao mercado.

Segundo o SEBRAE, se a construção do local utilizar os padrões de economia, é possível reduzir até 40% dos custos com energia (https://respostas.sebrae.com.br/boletim-eficiencia-energetica-diferencial-competitivo/). Projetos e consultorias ajudam de forma inimaginável também, você já parou para dar uma olhada nos cases da LUMUS? Veja só! (http://lumusengenharia.com.br/blog/post/favorito-supermercados/)

Menos gastos, mesmos resultados, lucros maiores, sustentabilidade financeira elevada, folga no capital de giro, capacidade de investir em outros setores, possibilidade de crescimento e contratação de pessoal… Oportunidades interessantes, não acha?

Impacto estrutural

Outra forma de obter resultados melhores na sua rede elétrica é a boa utilização do sistema físico, sendo um bom dimensionamento dos condutores para que se evite a sobrecarga, evitando maiores perdas por efeito Joule. Todos esses fenômenos fazem com que se consuma mais energia e você pague mais caro ao fim do mês.

Por outro lado, cuidar desses pontos fará com que a sua empresa seja um local seguro, junto a redução no custo de operação e de investimento, redução na probabilidade de falta de energia e redução de investimentos públicos em geração e transmissão.

Impacto social

Observando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (https://nacoesunidas.org/pos2015/), feitos pela ONU, podemos perceber que dos 17, pelo menos 3 tem relação direta a eficiência energética, sendo eles: 7 - Energia limpa e acessível, 11 - Cidades e comunidades sustentáveis e 12 - Consumo e produção responsáveis. Além de poder tá se relacionando indiretamente com outros desses objetivos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Fonte: ONU

Soluções menos agressivas ao meio ambiente; Redução no impacto no consumo de recursos naturais.

Existem diversas formas de você tá tornando sua empresa mais eficiente e nós da LUMUS temos muita experiência para te ajudar nesse desafio. Ficou interessado? Entre em contato para que façamos um diagnóstico gratuito e proponha soluções adequadas para a sua realidade!



Você vai se interessar também

Card image cap
Fator de Carga: sua empresa está consumindo energia de forma eficiente?

Saiba como o fator de carga influencia na redução da sua conta.

Card image cap
Importância das subestações de energia

Para que serve uma subestação de energia? Por que é tão importante para distribuição de energia? Entenda agora suas funções e características.

Card image cap
Instalação de Geradores: Como garantir que ocorra de forma segura

Entenda como funciona o processo de instalação de um grupo gerador elétrico.