Como deixar seu hotel eficiente energeticamente?

Card image cap

É sabido que o impacto financeiro da conta de energia em um empreendimento é bastante considerável, em hotéis o alto valor destinado a gastos energéticos só perde para a folha de pagamento dos funcionários. E assim como você pode conferir no post de eficiência energética em supermercados (http://lumusengenharia.com.br/blog/post/eficiencia-energetica-supermercados/), aqui estarão planos de ações que podem ser aplicados nessas empresas.

Os grandes vilões dessas contas de energia são os equipamentos mais comuns do dia a dia de um hotel, como por exemplo o sistema de refrigeração dos quartos que envolve os condicionadores de ar, frigobares, aquecedores, chuveiros elétricos e até mesmo, alguns aparelhos elétricos da copa.


Condicionadores de ar é um dos equipamentos que mais gasta energia em hotéis.
Fonte: BlogDufrio

Para reunir informações que auxiliem no processo de redução de energia, nós da LUMUS Engenharia usamos eficiência energética. É um conceito muito discutido e aplicado atualmente, pois com ele menos é mais! Utilizar menos energia e funcionar com a mesma qualidade, trazendo múltiplos benefícios financeiros e ambientais para a sociedade atual.

Do ponto de vista do gerenciamento a eficiência energética atua em duas áreas principais: a compra e a utilização. Quanto a compra de energia com a concessionária, deve haver um estudo que levante os parâmetros ideais os quais a empresa vai funcionar, de modo que seja disponibilizado apenas a energia necessária para o uso, com uma margem que não permita ultrapassagens. Para isso, dois parâmetros precisam ser levados em consideração para a melhor aquisição de energia:

  • O Enquadramento Tarifário;

  • A demanda contratada adequada para as suas necessidades.

Com relação ao uso da energia, simples atitudes, desde que aplicadas diariamente, pode fazer grande diferença no alto consumo do seu hotel. A finalidade dessas ações não é apenas poupar energia, e sim, utilizá-la de forma consciente. Algumas delas são:

  • Retrofit dos equipamentos, principalmente no que diz respeito a aquisição de condicionadores de ar do tipo inverter;

  • Substituir interruptores comuns por sensores de presença, dessa forma a lâmpada só ligará quando alguém estiver no cômodo;

  • Trocar lâmpadas comuns por LEDs, pois elas tem uma luz melhor e gastam menos energia quando ligadas;

  • Utilizar telhas transparentes para aproveitar a iluminação solar, assim as lâmpadas somente precisarão ser utilizadas no fim do dia e a noite;

  • Aquecimento de água por meio de placas de cobre ou solares, ótima saída para evitar o uso de chuveiros elétricos já que esses aparelhos representam uma boa quantidade na conta de energia de um estabelecimento;

  • Investir em um sistema de energia solar fotovoltaica, o uso da energia renovável impacta o meio ambiente de forma positiva e têm um bom retorno financeiro em comparação com a compra de energia numa concessionária.

Hotel Pousada Vale do Sol (Pompéia, São Paulo).
Fonte: Ciclo Vivo

Ações como essas podem auxiliar o seu empreendimento a ser eficiente energeticamente, todavia é importante lembrar que cada hotel tem seu próprio perfil de consumo, portanto cabe a análise individual da sua empresa a fim de que planos de ações estratégicos sejam criados. Dessa forma, a LUMUS Engenharia poderá auxiliar você a ser mais competitivo dentro das realidades do mercado.

Por Maiany Alves

Você vai se interessar também

Card image cap
Fator de Carga: sua empresa está consumindo energia de forma eficiente?

Saiba como o fator de carga influencia na redução da sua conta.

Card image cap
Importância das subestações de energia

Para que serve uma subestação de energia? Por que é tão importante para distribuição de energia? Entenda agora suas funções e características.

Card image cap
Instalação de Geradores: Como garantir que ocorra de forma segura

Entenda como funciona o processo de instalação de um grupo gerador elétrico.