Eficiência Energética em Postos de Gasolina: Como reduzir a conta do seu empreendimento

Card image cap


Você, empresário que valoriza cada ganho em sua empresa, já se perguntou quanto poderia economizar em seu posto de gasolina? E que a eficiência energética pode ser o grande passo para uma conta de energia menor? Se liga nesse conteúdo para saber por que meios essa redução pode acontecer!

Você, empresário que valoriza cada ganho em sua empresa, já se perguntou quanto poderia economizar em seu posto de gasolina? E que a eficiência energética pode ser o grande passo para uma conta de energia menor? Se liga nesse conteúdo para saber por que meios essa redução pode acontecer!

Figura 1: Representação de um posto de gasolina. Disponível em www.webposto.com.br.

A busca pela otimização dos recursos nas empresas é crescente. O cenário energético brasileiro fomenta a utilização de meios que promovam a eficiência energética, conjunto de intervenções capazes de reduzir os custos com energia, partindo de determinadas ações, como a substituição de equipamentos ou a conscientização dos colaboradores, preservando os resultados da organização.

Investir na eficiência dos recursos energéticos influi em diversos aspectos, são eles:

  • Aumento da competitividade no mercado, visto que há o crescimento da eficiência operacional;

  • Economia de capital e, por conseguinte, a possibilidade de reinvestir no próprio negócio, uma vez que os gastos dispensáveis quanto ao consumo de energia, seriam cortados;

  • Aumento da disponibilidade de energia, impactando diretamente o funcionamento da empresa e a produtividade dela.

Um dos segmentos com grande potencial de redução da conta de energia, com práticas voltadas para a eficiência energética, é o de postos de gasolina. Dentre os possíveis serviços alternativos que auxiliem nesta redução, destacam-se:

  • Análise Tarifária, cuja conta de energia é observada criteriosamente, e pontos como demanda ativa, quantidade de energia contratada pela concessionária; demanda medida, quantidade de energia que o estabelecimento, de fato, consumiu; excedente reativo, multa paga pelo cliente quando parte da energia que chega à unidade consumidora não é utilizada corretamente; e multa por ultrapassagem da demanda contratada em relação a medida, são estudados e analisados;

  • Correção do Fator de Potência, medida capaz de promover a redução do excedente reativo a partir do dimensionamento de dispositivos como banco de capacitores;

  • Estudo de Viabilidade de Geradores, trata-se de uma consultoria responsável por analisar o consumo ativo no horário de ponta (período estabelecido pela concessionária de energia, comumente composto por três horas consecutivas, durante o qual apresenta maior tarifa de energia elétrica) e dimensionar o gerador mais apropriado para sanar este consumo.

Um de nossos clientes do ramo, o Posto Interlagos, confiou em nosso trabalho e economizou mais de 11 mil reais por mês na conta de energia, em decorrência da instalação de um gerador dimensionado pela LUMUS Engenharia. Prestamos um dos serviços citados anteriormente, Estudo de Viabilidade de Geradores, o qual verificou-se a possibilidade de economia e, com base nos dados, dimensionou-se o gerador ideal para o estabelecimento. O resultado foi surpreendentemente positivo! Observe abaixo.






Figura 2: Conta de energia do Posto Interlagos antes do serviço da LUMUS Engenharia.


Figura 2: Conta de energia do Posto Interlagos após o serviço da LUMUS Engenharia.

Equipamentos e máquinas comuns neste nicho, como bombas de gasolina e compressores, estão diretamente ligados ao elevado preço que os empresários pagam pela energia elétrica em seus comércios. Ademais, a disposição de lâmpadas e outras ferramentas podem afetar o valor final da sua conta de energia. Portanto, a necessidade de novas políticas energéticas é imprescindível para a saúde orçamentária do estabelecimento.

Quer conhecer mais dos motivos pelos quais você deve empregar a eficiência energética em seu estabelecimento? Acesse nosso conteúdo, disponível em https://www.lumusengenharia.com.br/blog/post/eficiencia-energetica-diferencial/.

E aí, que tal contarmos nos próximos conteúdos como o seu posto de gasolina teve a conta de energia reduzida? Para transformar a eficiência energética em realidade, no seu estabelecimento, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

Por: Alice Maria




Você vai se interessar também

Card image cap
Tarifação e seus tipos

Entenda tudo sobre tarifação energética e como isso pode impactar sua conta de energia.

Card image cap
É possível aproveitar a energia proveniente dos raios?

É verdade que conseguimos aproveitar a energia oriunda dos raios? Ou isso é apenas um mito?

Card image cap
Saiba como a energia solar pode te ajudar nessa crise

Em tempos de crise, existe muita insegurança, principalmente, quando se trata de investimento. Porém,quando falamos em energia solar, a visão é outra