Saiba como a energia solar pode te ajudar nessa crise

Card image cap

A energia solar tem sido um dos grandes e constantes investimentos por parte das empresas esse ano, principalmente no Brasil em que temos índices de irradiação elevados. Quando esse é o tema, sempre é observado suas vantagens e desvantagens, mas olhando para esse cenário de pandemia, como a energia solar pode te ajudar? E por que não deveríamos ter medo de investir nela? Iremos falar sobre tudo que você precisa saber e o porque deve adquirir desde já a energia solar.


Muitos são os pontos que devem ser levados em consideração para a análise desse caso, mas de antemão, é crucial sabermos que esse tipo de investimento é à longo prazo e requer sim um gasto significativo, mas isso não significa que não estão apostando na energia solar, pelo contrário, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país registrou 74.428 novas instalações até o dia 25 de junho, somando uma potência de 898 Megawatts (MW). Então, não, a energia solar não foi deixada de lado, ela pode ser sim aproveitada como uma alternativa para desafogamento nesse momento de crise, confira logo abaixo os motivos que hoje podem te fazer investir em um sistema fotovoltaico:


Imagem 1: Placa solar. Fonte: Medium

Linhas de financiamento de energia solar


Já se passou da época de aceitação da energia solar, atualmente o brasileiro quer reduzir sua conta em até 95%. Praticamente todos os bancos nacionais oferecem linhas de financiamento específicas para compra e instalação de energia solar residencial ou empresarial.

Mas o que isso Significa? O valor gasto com a instalação e com os equipamentos de energia solar são pagos de acordo com a realidade de cada cliente e por exemplo, podem ser efetuadas com a própria economia que a empresa faz ao substituir a fonte de energia, dando assim, margem ao cliente para se assegurar ao adquirir o sistema fotovoltaico em seu estabelecimento.


Gastos conscientes


O problema não está em realizar um alto investimento para esse recurso, pois afinal de contas o dinheiro irá retornar em um determinado período e consequentemente irá multiplicar seu lucro ao decorrer dos anos, mas a questão é realizar esse investimento de forma inconsciente, o que eu quero dizer com isso? Você tem noção de quantas placas realmente são necessárias para a instalação em seu estabelecimento? Sabe qual o melhor sistema para a sua realidade? Em exatamente quantos anos esse dinheiro irá retornar e por que?

Se essas perguntas te fizeram refletir, é necessário sim realizar uma consultoria para viabilidade e análise da instalação da energia solar, para que a segurança de seu dinheiro seja garantida e futuramente possa ser obtida sua economia sem preocupações.


Imunidade da inflação energética


Essa é a vantagem que agora atrai mais consumidores assustados com os novos aumentos provocados pela pandemia.

Além da redução em até 95% na conta de energia elétrica, você adquire imunidade da sua fatura de energia em relação à inflação (devido aos kWh gerados pelo sistema fotovoltaico), ainda por cima valoriza seu imóvel, garantindo mais uma vez segurança financeira dos gastos ao cliente e vantagem frente ao mercado imobiliário.


Vida útil do sistema duradoura


Outra vantagem em relação ao sistema é que ele possui uma garantia de proteção contra danos, confira abaixo a lista da média de garantia que as empresas trabalham e que os sistemas possuem:


  • Os painéis fotovoltaicos possuem 20 anos de garantia contra defeitos de fabricação;

  • Os inversores de 5 a 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação, podendo ser estendida;

  • Os controladores de carga possuem 2 anos de garantia contra defeitos de fabricação;

  • Demais componentes possuem 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação.


Quanto ao funcionamento, um sistema fotovoltaico tem uma vida útil de 30 a 40 anos, mais especificamente:


  • Painéis fotovoltaicos tem garantia de 25 anos;

  • Inversores possuem uma vida útil esperada de 10 a 15 anos (podendo ser trocados);

  • Microinversores têm vida útil maior, podendo chegar a 25 anos


Por fim, a energia solar te garante uma vantagem contra a concorrência, como já foi explicitado ao decorrer do texto, não existe mais esse medo de “vou gastar demais para adquirir um sistema solar”, se não for agora, quando será? Quanto mais cedo for instalado, mais cedo o lucro irá chegar, isso é um fato, mas ainda está incerto sobre o preço da energia solar ou sobre os investimentos acerca? Entre em contato com a LUMUS, nossa empresa garante transparência com nossos clientes sobre todos esses pontos.


Por: Marcelo Rodrigues


Você vai se interessar também

Card image cap
SPDA: 5 erros mais comuns na instalação

Entenda os 5 erros mais comuns em SPDA e proteja seu imóvel das descargas atmosféricas.

Card image cap
Tarifação e seus tipos

Entenda tudo sobre tarifação energética e como isso pode impactar sua conta de energia.

Card image cap
É possível aproveitar a energia proveniente dos raios?

É verdade que conseguimos aproveitar a energia oriunda dos raios? Ou isso é apenas um mito?