Projeto Favorito Supermercados

Card image cap

Impacto financeiro e social: como a LUMUS Engenharia reduziu cerca de R$ 14.000,00 na conta de energia de um cliente


DESAFIO:

Imagine sua empresa com R$ 14.063,65 reais a mais em caixa. Esse foi o impacto gerado pela LUMUS Engenharia na rede de supermercados Favorito em dois meses de projeto, gerando resultados não apenas na realidade do cliente, mas também na esfera social.


A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece na resolução normativa 414 que durante 3 horas (nos dias úteis) o valor cobrado pela energia é mais caro para as empresas enquadradas no grupo A (alta tensão). O chamado horário de ponta é o grande entrave de muitos empresários, pois o valor cobrado durante essas três horas têm grande impacto na conta de energia.


Para contornar o problema, muitos empresários têm investido na compra de geradores para produzir sua própria energia durante o horário de ponta, tendo em vista que na grande maioria das vezes o quilowatt-hora produzido pelo diesel é mais barato que o vendido pela concessionária, gerando, assim, um retorno rápido.


Entretanto, o uso de geradores no horário de ponta requer uma atenção especial do cliente. No caso da rede de supermercados, falhas no gerenciamento do uso dos geradores de quatro unidades levaram a gastos desnecessários de R$ 17.000,00 mensais no horário de ponta. Dinheiro este que poderia estar sendo investido em outras áreas, carentes devido à crise econômica, tais como a abertura de novas unidades, gerando mais empregos à população local, ou até mesmo diretamente no salário dos colaboradores.


SOLUÇÃO INTELIGENTE: 

O grupo de trabalho da LUMUS levantou informações durante 10 dias nas quatro unidades da rede e identificou todos os pontos onde podia-se atuar. Com os dados em mãos, elaborou-se um documento de diagnóstico, no qual constava tudo o que havia sido analisado e, a partir do qual, preparou-se uma proposta para deixar o estabelecimento 100% eficiente energeticamente.

No serviço de gestão do uso de geradores, a LUMUS fez um mapeamento e análise do uso dos geradores, realizando repasses constantes ao cliente e propiciando-o entender e atuar sobre os gastos. A consultoria teve resultados rápidos e encerrou-se em dois meses de acompanhamento intenso, nos quais nossos consultores vestiram a camisa da rede de supermercados e geraram uma redução de R$ 14.063,65.

RESULTADO:

Com um projeto de excelência e com um atendimento personalizado, a LUMUS Engenharia Elétrica trouxe soluções de valor ao cliente, gerando resultados em três esferas: para o cliente, com a redução considerável da conta de energia, para a rede de supermercados em âmbito geral, pois possibilitou-se aos colaboradores e gerentes o entendimento sobre o uso e melhor gestão dos geradores e para a sociedade, tendo em vista a geração de capital de giro e, com isso, a facilitação na abertura de duas novas unidades do supermercado, gerando como consequência também novos empregos, auxiliando e impactando a vida de tais pessoas e suas famílias.

Você vai se interessar também

Card image cap
Baterias em sistemas solares: promessa ou realidade?

Já pensou em ficar independente da concessionária através de sistemas fotovoltaicos? Entenda melhor do que é necessário.

Card image cap
Como deixar seu hotel eficiente energeticamente?

Pequenas e simples atitudes podem fazer o seu estabelecimento economizar bastante em energia elétrica. Saiba como!

Card image cap
Conheças as maneiras de conservar as instalações elétricas da sua casa.

Suas instalações estão velhas? Você possui móveis dando choques? Então segue aí algumas dicas para sanar essas dores!