Ligações clandestinas: entenda as consequências dos famosos "gatos" na rede elétrica.

Card image cap

Você já ouviu falar em “gato” de energia? Sabe o que é e quais as suas consequências para a rede elétrica e para os consumidores regulares? Não? Então nós vamos te explicar melhor para que você fique por dentro do assunto e não seja prejudicado.

   

Os famosos “gatos” na rede elétrica são ligações irregulares de energia, seja por um consumidor regular, ou seja, um cliente da concessionária que possui medidor porém com alguma alteração, inibindo o verdadeiro consumo de energia, ou por ligações feitas diretamente do sistema de transmissão de energia, ou seja, o furto de energia, que nesse caso dificulta a percepção da irregularidade por parte da concessionária além de apresentar um alto risco.


 Ligação Clandestina - Foto: Ari Melo/ TV Gazeta


Ambas as práticas são consideradas crimes, previstas pelo artigo 155 do código penal e podem acarretar em reclusão e multa. Além de crime, tais ligações irregulares trazem diversas consequências para os demais consumidores. Os “gatos” podem causar perturbações na rede, bem como sobrecarga nos sistemas elétricos de potência que em casos mais extremos podem levar a interrupção do fornecimento de energia.


Outro fator ainda mais importante para o consumidor está relacionado em como a concessionária lida com tais perdas de energia, influenciando diretamente na sua conta. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece para cada distribuidora de energia uma meta, chamada de perda regulatória, na qual, a distribuidora é obrigada a possuir um índice de perdas menor que o pré-estabelecido, mensalmente, evitando assim arcar com todo o custo causado pelas ligações clandestinas. Com a meta alcançada, todo custo de energia perdida é rateado entre os demais consumidores regulares da concessionária, ou seja, o consumidor devidamente regularizado irá arcar, além do que consumiu, com os gastos de outra pessoa.


Caso a concessionária ultrapasse o limite de perdas estabelecido ela irá arcar com todos os gastos gerados. Dessa forma, a ANEEL visa incentivar a concessionária a combater as ligações irregulares, seja por análise do padrão de consumo dos clientes, para o caso de desvio de energia, e/ou por fiscalizações periódicas.


Em 2019, a COSERN (Companhia Energética do Rio Grande do Norte) iniciou no rio grande do norte a operação varredura, com o objetivo de desativar ligações clandestinas no estado. Segundo a companhia, foram desativados 3.469 ligações irregulares apenas no primeiro semestre.


A energia recuperada com a Operação seria suficiente para abastecer 116.667 residências em um mês, equivalente aos municípios de Macaíba e Apodi juntos.

A partir dos dados supracitados, têm-se a importância de se realizar fiscalizações, não apenas por parte da distribuidora de energia, mas também por cada consumidor, já que a energia perdida por ligações irregulares será cobrado diretamente a você. Portanto, caso desconfie que seu vizinho possa estar furtando energia da concessionária, denuncie! A denúncia pode ser realizada de forma anônima e segura nos canais de atendimento da distribuidora da sua região. No caso do Rio Grande do Norte têm-se a Cosern, na qual, a denúncia pode ser por meio do telefone 116 ou site da empresa.


Além do roubo de energia da rede elétrica da concessionária, que é o mais comum, também pode haver o furto de energia diretamente de uma unidade consumidora, ou seja, seria um caso em que o seu vizinho roubaria diretamente de você. Portanto, caso você acredite que o que está sendo cobrado na sua conta de energia não condiz com o que você realmente consome, também pode haver uma solicitação de inspeção a sua distribuidora.


E aí, agora você já está por dentro do assunto? Já entendeu as consequências dos “gatos” na rede elétrica? Ótimo! Nós da LUMUS Engenharia Elétrica estamos totalmente dispostos a sanar todas as suas dúvidas e ajudar a reduzir sua conta de energia de forma totalmente legal. Se interessou? Entre em contato conosco para realizarmos um diagnóstico gratuito.          


Por: Victor Igor



Você vai se interessar também

Card image cap
SPDA: 5 erros mais comuns na instalação

Entenda os 5 erros mais comuns em SPDA e proteja seu imóvel das descargas atmosféricas.

Card image cap
Tarifação e seus tipos

Entenda tudo sobre tarifação energética e como isso pode impactar sua conta de energia.

Card image cap
É possível aproveitar a energia proveniente dos raios?

É verdade que conseguimos aproveitar a energia oriunda dos raios? Ou isso é apenas um mito?