O que é a Internet das Coisas e como ela impacta o uso de Energia Elétrica?

Card image cap

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) relaciona a capacidade dos objetos do nosso cotidiano possuem de se comunicar entre eles e a rede mundial de computadores. Desse modo a IoT está evoluindo a ponto de mudar o nosso ambiente de trabalho, conectando cada vez mais os objetos, ferramentas e atividades indispensáveis no nosso cotidiano com o intuito de melhorar a eficiência de trabalho e energética em todas as camadas da sociedade.


Eficiência energética e IoT

No mundo em que vivemos a eletricidade está presente em todas as atividades em que exercemos, e como a geração de energia elétrica é atualmente limitada e degradante ao meio ambiente, devemos buscar maneiras de gerir melhor o nosso consumo de maneira sustentável.

Uma das vertentes mais estudadas atualmente é a automatização residencial e predial. Os principais objetivos são a utilização de sensores em conjunto com a rede wireless para que possa controlar e monitorar de maneira mais rápida e eficiente os aparelhos elétricos.

Estima-se que o uso de ar-condicionado em edifícios comercias represente de 30% a 40% do consumo total de energia, esse valor impacta diretamente nos gastos de prédios públicos e privados. Desse modo o uso de sensores ultrassónicos ou infravermelhos nos permite automatizar o uso de ar-condicionados e também iluminação do ambiente. Ambos conseguem detectar a presença ou não de pessoas no local, consequentemente ele só irá acionar quando existir a real necessidade, evitando um dos maiores desafios da gestão energética nesses ambientes, principal problema abordado em campanhas de conscientização acerca do assunto.


Demonstração do uso de sensor de presença. Fonte: bit.ly/2OqMQNl


Atualmente vários eletroeletrônicos já estão vindo com sensores de fábrica, como alguns dos mais atuais ar-condicionados, no entanto a IoT nos permite interligar qualquer aparelho na rede mundial de computadores e assim termos o controle e monitoramento desses equipamentos, consequentemente temos em nossas mãos todas as variáveis para gerir nossa energia da melhor maneira possível, evitando gastos desnecessários para a sua edificação e lhe ajudando a realocar esses recursos em outras áreas que proporcione cada vez mais o crescimento de sua empresa e de toda a sociedade brasileira.

Se interessou pelo tema abordado em nosso blog e gostaria de saber como a eficiência e gestão energética pode ajudar a sua empresa a economizar com a conta de luz? Venha conhecer o portfólio de serviços da LUMUS Engenharia e conheça o nosso serviço de gestão energética personalizada para a sua empresa, nós podemos e queremos ajudá-lo a crescer e ser cada vez mais sustentável energeticamente.

Por José Gomes


Você vai se interessar também

Card image cap
O que é selo LEED, e como posso aplicá-lo na minha empresa?

Saiba mais sobre o selo LEED e todas os seus pré-requisitos que tornam sua empresa eficiente.

Card image cap
SPDA: Como saber se eu preciso?

Nesse tempo de muita chuva e grande incidência de raio, é sempre bom ter conhecimento para tomar as precauções necessárias para se manter seguro.

Card image cap
Smart grid: O que a rede de um futuro não tão distante nos reserva?

Entenda como funciona a tecnologia Smart Grid e como ela pode impactar a geração de energia.