Laudo Técnico: entenda o que é e sua importância para uma instalação segura.

Card image cap

Um Laudo técnico de forma resumida é um documento onde constam todas as informações coletadas e medidas dos quadros de cargas, do local periciado, de modo que seja averiguado se todos os dispositivos da instalação estão adequados com as exigências das normas técnicas e legislações vigentes.

Instalação Segura

Comumente episódios de incêndios causados por colapso de instalações elétricas são veiculados nos meios de comunicação, desde alojamentos de time de futebol a Museu Nacional e prédio da Justiça Federal. Tais tragédias, em sua grande maioria, tem como principais causas falhas elétricas, como curto-circuitos, ocasionados por instalações que não seguem os pré-requisitos técnicos adequados.


Incêndio causado por curto circuito no Museu Nacional. Fonte: leiaja

O subdimensionamento de condutores é um erro comum e que oferece sérios riscos a uma instalação e a todos que frequentam o local onde a mesma se encontra. Tal erro ocasiona o sobre aquecimento dos fios, o que pode acarretar um curto-circuito e levar a um incêndio no local. Para garantir a segurança de uma instalação é necessário que a mesma siga as normativas técnicas e conte com dispositivos de segurança tais como: Disjuntor termomagnético e DR, como proteção contra curto-circuito e choque elétrico, respectivamente, esses dispositivos só atuam em sua função quando dimensionados corretamente.


Curto-circuito. Fonte: Bancorbras

No laudo técnico, com base nos pré-requisitos especificados na NBR 5410/2005 (instalações elétricas de baixa tensão) e levando em consideração a os aspectos de segurança em eletricidade exigidos pela norma regulamentadora 10 do MTE - NR10/2004, é desenvolvido uma projeção ideal da instalação e a partir da mesma é averiguada as condições da projeção atual e seus eventuais problemas. Dessa maneira é possível garantir a segurança da sua instalação elétrica evitando possíveis acidentes.

Após ler todas as informações repassadas anteriormente, você deve ter constatado os riscos que uma instalação elétrica mal dimensionada que não segue as normas ou que não tem a manutenção adequada, pode trazer com sigo. Quer garantir a segurança da sua instalação elétrica? A LUMUS Engenharia executa o serviço de laudo técnico com excelência, um dos mais completos do mercado. Ficou com dúvida? Contate-nos.  

Por Fabrício Alves

Você vai se interessar também

Card image cap
O que é selo LEED, e como posso aplicá-lo na minha empresa?

Saiba mais sobre o selo LEED e todas os seus pré-requisitos que tornam sua empresa eficiente.

Card image cap
SPDA: Como saber se eu preciso?

Nesse tempo de muita chuva e grande incidência de raio, é sempre bom ter conhecimento para tomar as precauções necessárias para se manter seguro.

Card image cap
Smart grid: O que a rede de um futuro não tão distante nos reserva?

Entenda como funciona a tecnologia Smart Grid e como ela pode impactar a geração de energia.