O que é necessário para produzir energia através de placas solares?

Card image cap

Energia solar residencial descubra 10 motivos para investir

Imagem 1: Geração de energia elétrica com placas fotovoltaicas. Fonte: G1.

Você tem receio em investir na produção de energia solar? Tem curiosidade sobre o tema? Já ouviu falar, mas nunca foi a fundo no assunto? Está pensando em investir no ramo, mas não sabe por onde começar?

Não é novidade que este mercado vem crescendo e se desenvolvendo constantemente. Os anos se passam e as placas solares se mostram cada vez mais promissoras e essenciais nas áreas tecnológicas e em nossas vidas.

Nós da Lumus Engenharia lhe convidamos para embarcar nessa jornada de conhecimento sobre a produção da energia elétrica através de placas solares para quem sabe descobrir o "pulo do gato" do seu negócio, da sua casa ou até mesmo de sua vida.

Vamos descomplicar todo esse tema abordando em tópicos que demonstram as principais condições:


1- O Sol


Exatamente, condição inicial e imprescindível para as próximas etapas, sem o Sol não se tem geração de energia. Mas isso já não é óbvio? Sim, mas o óbvio em questão tem de ser ressaltado, pois esta ótica nos permite analisar fatores como sombreamento de um local, dias nublados, ciclos do Sol, estações do ano, até mesmo a inclinação da Terra entra em questão para se calcular a incidência solar, tudo para se garantir a máxima eficiência de produção.

Falando em incidência solar, por estarmos próximos da Linha do Equador, você sabia que o Nordeste é a região com o maior potencial de geração do nosso país? Contamos isso no nosso blog, confira aqui [https://www.lumusengenharia.com.br/blog/post/energia-solar-no-nordeste/].


2- Conta de energia


O enquadramento tarifário do cliente, o seu consumo e a sua demanda são dados extremamente necessários para o dimensionamento do projeto. Basicamente, esta fase se resume em uma análise de sua conta de energia.

Alguns termos anteriores lhe deixaram confuso? Dê uma olhada em https://www.lumusengenharia.com.br/blog/post/eficiencia-energetica-custos/ , lá você encontrará uma maior explicação da estrutura de sua conta.


3- Local


O local será avaliado para a instalação das placas fotovoltaicas. Podemos instalar as placas tanto nos telhados como em áreas não acidentadas e vazias.

Cada caso terá sua peculiaridade, no caso dos telhados teremos que levar em consideração a área disponível total, sua inclinação, o total de descidas, o posicionamento das placas em relação ao Sol como mostrado na imagem abaixo, entre outros pontos.


A Melhor Direo do Painel Solar Fotovoltaico  Portal Solar

Imagem 2: Mapa dos ciclos do Sol. Fonte: Portal Solar.

No caso das áreas não acidentadas e vazias também se considera a área disponível total, a sua inclinação e o posicionamento do Sol.

Todos os pontos citados anteriormente afetam diretamente o orçamento inicial necessário, fazendo com que o investimento prolongue ou diminua o prazo para se ter o lucro. Por isso, é interessante fazer análise do local, pois um telhado com poucas descidas e virado para a direção ideal, uma área total plana e suficiente, podem refletir em um investimento inicial menor e/ou um payback mais rápido.

Também vale salientar que os módulos fotovoltaicos provocam um impacto na estética do local e no uso daquela área para outra atividade, tornando ainda mais fundamental o estudo deste ponto.


4- Equipamentos


O sistema para a produção de energia não é complexo, podendo até mesmo, dependendo do seu tamanho, ser instalado em apenas um único dia. O sistema é composto por:

Módulos fotovoltaicos: as placas solares são a alma do negócio, sem elas não há a conversão da energia proveniente do Sol para a energia elétrica consumida. Por não possuírem uma complexidade mecânica alta, sua manutenção se torna simples e barata, mas não deixa de ser fundamental, pois uma boa manutenção no módulo solar pode prolongar a sua vida útil em até 30 anos ou mais.

Inversores de frequência: Basicamente, os inversores transformam a corrente contínua gerada pelas placas em corrente alternada que será consumida pelos eletrodomésticos. Nesse processo há uma pequena perda de energia, sendo necessário um investimento em equipamentos eficientes para diminuir ou até mesmo evitar essa perda.

String Box: Também chamada de caixa de junção, é o elemento de conexão e proteção das placas. Imprescindível para se evitar acidentes, como incêndios e choques elétricos, e para a manutenção do sistema em si com segurança.

Cabeamento: Os cabos ou fios elétricos utilizado na estrutura de todo sistema fotovoltaico são especiais e utilizam conectores específicos. Portanto, o cuidado na escolha desses materiais é fundamental para aumentar a eficiência de todo o sistema e maximizar sua durabilidade.

Baterias e medidor bidirecional: Estes dois equipamentos estão interligados com o modo de geração que será utilizado. Se o modo for on-grid, o medidor bidirecional atuará para calcular o excedente produzido, se o modo for off-grid, será necessário a utilização de baterias. Temos um post em nosso blog que fala de forma detalhada sobre os dois sistemas, acompanhe em https://www.lumusengenharia.com.br/blog/post/on-grid-e-off-grid/ .


Entenda o Sistema Fotovoltaico Conectado  Rede On Grid

Imagem 3: Sistema on-grid. Fonte: Universal Automação.


5- Consultoria de Qualidade


Bem, podemos dizer que a estrutura em si de uma usina solar é simples em comparação com os outros meios de geração de energia, entretanto, percebemos que existem inúmeras variáveis que estão por trás na elaboração de um projeto fotovoltaico.

A consultoria é importante para analisar todos os dados que estão intrínsecos a produção solar e achar a melhor solução visando a máxima eficiência e o menor tempo de resgate do investimento.

O estudo de viabilidade fotovoltaico é um dos serviços em que nós da Lumus Engenharia oferecemos aos nossos clientes com excelência. Entre em contato conosco para fazermos o melhor diagnóstico para você !

Fique de olho no nosso Blog! Teremos mais novidades em breve!


Por Igor Barbosa.



Você vai se interessar também

Card image cap
O que é selo LEED, e como posso aplicá-lo na minha empresa?

Saiba mais sobre o selo LEED e todas os seus pré-requisitos que tornam sua empresa eficiente.

Card image cap
SPDA: Como saber se eu preciso?

Nesse tempo de muita chuva e grande incidência de raio, é sempre bom ter conhecimento para tomar as precauções necessárias para se manter seguro.

Card image cap
Smart grid: O que a rede de um futuro não tão distante nos reserva?

Entenda como funciona a tecnologia Smart Grid e como ela pode impactar a geração de energia.