Quedas de energia: Como são causadas e quais são seus indicadores?

Card image cap


Figura 1: Representação de ambiente com falta de energia.

Já ouviu a frase “a gente só dá valor quando perde”? Provavelmente sim, pois é muito comum no cotidiano brasileiro e mesmo que não tenha escutado, vai concordar que essa frase se encaixa perfeitamente com a importância dada por nós à energia elétrica.

É de costume o uso de celular, televisão, notebook, geladeira, condicionador de ar e demais equipamentos elétricos em cada residência, sendo de tanta espontaneidade que nem notamos a presença da energia que faz esses equipamentos funcionarem. Além do âmbito residencial, imagina a importância da energia elétrica dentro do comércio e de indústrias de uma maneira geral. Para tudo ela compete, é essencial para sua alimentação, bem estar, trabalho e para a economia em qualquer que seja setor.

Sendo assim, basta um mísero minuto sem energia para o incômodo e o sentimento de impotência tomar conta de cada pessoa e com isso, perceber o verdadeiro valor desse combustível para nossa vida.

Com o intuito de quantificar essas ocorrências e oferecer subsídio para fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem o DEC e o FEC, calculando a média do Intervalo de tempo e a média do número de interrupções que, ocorreu falta no fornecimento de energia em cada unidade consumidora durante um período de apuração. De acordo com o site da ANEEL, em Natal, no ano de 2019, o DEC registrado foi de 10 Horas e o FEC foi de 6 interrupções, ou seja, Natal ficou em média 10 horas sem energia no ano de 2019 e isso ocorreu com, em média, 6 interrupções. Já no ano de 2018, a COSERN apresenta DEC de 11,16 horas e FEC de 5,27 interrupções, apresentando dados mais favoráveis do que a média nacional, que foi de 12,88 horas de DEC e 7,11 interrupções de FEC. Acompanhe na tabela abaixo os valores de dec e fec por distribuidora no Brasil em 2017.

Figura 2: Valores de DEC e FEC por concessionária em 2017.

Em sequência, é importante salientar a possibilidade de ressarcimento em casos de prejuízos materiais ou não, recorrentes à queda no fornecimento de energia elétrica. Segundo o código de defesa do consumidor e com a resolução normativa nº 499/2012 da ANEEL, nesses casos, cabe a concessionária a responsabilidade por reparação de danos.

Essas interrupções no fornecimento de energia possuem diversas causas, sendo muitas vezes ocasionadas por contato de galhas de árvores ou objetos na a rede elétrica. Com a presença de muitas árvores próximas da rede elétrica de distribuição, a incidência de fortes chuvas, ocasionando ventos intensos e quedas de raios, pode acarretar o contato ou até o derrubamento de árvores nos fios, podendo gerar um curto circuito e consequentemente, interrupção no fornecimento de energia. Outros fatores causadores de apagões são colisões de carros em postes, incêndios afetando linhas de transmissão ou distribuição, falhas em equipamentos na rede e vandalismo, conforme ocorreu em janeiro de 2020 no Rio Grande do Norte, afetando várias cidades do próprio estado e de Pernambuco.

 

Figura 3: Curto circuito ocasionado por interferência de árvore.

Portanto, é evidente o grande valor da energia elétrica para o funcionamento regular de qualquer atividade, tornando sua falta, causadora de muitos prejuízos. Tendo isso em vista, uma atitude bastante vantajosa para assegurar o funcionamento do estabelecimento com a interrupção no fornecimento de energia por parte de concessionária, é o uso de geradores, permitindo o funcionamento normal de suas atividades nessas desejadas ocasiões e podendo ocasionar outros benefícios ao seu negócio. Para saber mais sobre a utilização dos geradores e como eles podem auxiliar seu negócio, acesse o blog da LUMUS. 

Achou o tema atrativo e deseja saber como realizar atitudes cada vez mais assertivas no seu negócio? Venha conhecer o portfólio de serviços da LUMUS Engenharia, com trabalhos voltados para a redução de sua conta de energia, segurança e maior conhecimento do uso de energia, dessa forma, ocasionando crescimento da sustentabilidade energética do seu negócio.

Por Elias Augusto

Você vai se interessar também

Card image cap
Baterias em sistemas solares: promessa ou realidade?

Já pensou em ficar independente da concessionária através de sistemas fotovoltaicos? Entenda melhor do que é necessário.

Card image cap
Como deixar seu hotel eficiente energeticamente?

Pequenas e simples atitudes podem fazer o seu estabelecimento economizar bastante em energia elétrica. Saiba como!

Card image cap
Conheças as maneiras de conservar as instalações elétricas da sua casa.

Suas instalações estão velhas? Você possui móveis dando choques? Então segue aí algumas dicas para sanar essas dores!