O que é selo LEED, e como posso aplicá-lo na minha empresa?

Card image cap

O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema de certificação e orientação ambiental fundado nos anos 90 nos Estados Unidos e que é usado por todo o mundo atualmente. Ele é focado em induzir no ramo imobiliário uma nova visão para a criação, e execução dos projetos de novas obras, sempre buscando o desenvolvimento Sustentável.

Para se ter um certificado LEED no Brasil, é necessário inicialmente registrar o projeto no endereço https://www.gbcbrasil.org.br/, órgão responsável por fiscalizar e avaliar as edificações no Brasil de acordo com os seus critérios. Assim, o LEED adentra em quatro tipologias que consideram diferentes necessidades para esses tipos de empreendimentos, sendo eles, Novas Construções e Grandes Reformas (BD+C); Escritórios Comerciais e Lojas de Varejo (ID+C); Empreendimentos Existentes (O+M) e Bairros (ND), e todas essas tipologias englobam oito áreas, as quais são:

  • Localização e Transporte;

  • Espaço Sustentável;

  • Eficiência do uso da água;

  • Energia e Atmosfera;

  • Materiais e Recursos;

  • Qualidade Ambiental Interna;

  • Inovação e Processos;

  • Créditos de Prioridade Regional;

Além disso, existem os créditos, que são outras ações recomendadas para que a eficiência da edificação seja impulsionada, e a cada crédito cumprindo é adicionada uma pontuação referente que pode aumentar o nível do certificado do local. Visto que existe quatro classes de pontuação, em que o cumprimento de todos os pré-requisitos garante a certificação, e diversos créditos podem alavancar a certificação para os níveis Prata, Ouro e Platina.

Uma das tipologias mais importantes e diretamente ligada a LUMUS Engenharia é a de Energia e Atmosfera, no qual conta com 3 pré-requisitos e outros 6 créditos que pode levar para o empreendimento um total de 17 pontos. Então, as exigências mínimas estão ligadas ao sistema instalado do local, se ele está, ou não de acordo com o projeto, assim como um mínimo de eficiência energética e por último o Gerenciamento de gás refrigerante para reduzir os danos a camada de ozônio.

Os dois créditos com maior potencial de pontos alcançáveis é o de Desempenho otimizado de energia e o Uso de Energia Renovável. Esse desempenho otimizado está atrelado a melhora do desempenho energético comparado a uma atuação comum, para se ter uma otimização nesse quesito é necessário uma boa Gestão de Energia do local, ao qual, esse parâmetro é pontuado na escala de 1 a 10 pontos, o que é proporcionalmente relacionado ao grau de ótimo desempenho do edifício.

Já o Uso de Energia Renovável está ligado a incentivar e reconhecer sistemas de autofornecimento de energia, o que vai da utilização de geradores a gás, pequenos aerogeradores e o principal deles o sistema fotovoltaico. Dito isso, a instalação de sistemas fotovoltaicos está crescendo cada vez mais por todo o Brasil, já que é uma energia limpa e que traz retorno financeiro ao contratante. No entanto, demanda um alto investimento monetário, e por isso é importante atentarem para um estudo do sistema, e em uma boa pesquisa de mercado para escolher a melhor empresa que realiza a venda e instalação do sistema.









Imagem 1: Visão aérea da Arena das Dunas – Natal/RN.

A Arena das Dunas detém o certificado LEED e é referência em eficiência energética, por deter mais de 10% nesse quesito. Além disso, possui o selo máximo do INMETRO nessa categoria e, também, outras tipologias incluídas nessa certificação, o qual esses dados são afirmados em seu próprio site (arenadunas.com.br).

O custo total para conseguir a certificação LEED varia de $ 3.650,00 à $ 26.200,00, esse valor pode variar de acordo com a necessidade do cliente. No entanto, o selo pode trazer inúmeros benefícios ao empreendimento e ao seu ecossistema local, pois, ele traz uma valorização imobiliária, reduz gastos com água e energia elétrica, além de melhorar a produtividade e saúde dos residentes e trabalhadores locais.

Então, como a LUMUS pode ajudar em todo esse processo? Bem, com os nossos serviços focados na área de segurança e gestão energética iremos buscar impactar o seu empreendimento com ideias novas e eficientes, sempre visando reduzir a sua conta de energia, e maximizar o desempenho energético do local. Não perca tempo, entre em contato conosco e dê os primeiros passos para obter um certificado LEED!

 ??
Por: José Gomes

Você vai se interessar também

Card image cap
O que é necessário para produzir energia através de placas solares?

Você sabe como é a produção de energia solar através de placas fotovoltaicas? Entenda mais sobre essa energia renovável e limpa.

Card image cap
SPDA: Como saber se eu preciso?

Nesse tempo de muita chuva e grande incidência de raio, é sempre bom ter conhecimento para tomar as precauções necessárias para se manter seguro.

Card image cap
Smart grid: O que a rede de um futuro não tão distante nos reserva?

Entenda como funciona a tecnologia Smart Grid e como ela pode impactar a geração de energia.