Tipos de geradores: Saiba qual é o ideal para você

Card image cap

Ter energia elétrica sempre à disposição é uma das principais razões pela qual é requisitada a presença de gerador. Independentemente do tipo de comércio ou situação, o gerador, que pode ser de grande ou médio porte, é a garantia de que todas as operações seguirão em pleno funcionamento, sem interrupção. A procura cada vez mais comum por um grupo gerador é também reflexo das constantes falhas no sistema de geração de energia elétrica no Brasil, oriundo da falta de chuvas regulares durante o ano que movimentam as hidrelétricas, nossa principal fonte de geração de energia. Diante disso, sabendo que a energia elétrica é essencial em nossas atividades cotidianas, é preciso investir em alternativas práticas como o gerador para evitar maiores prejuízos no futuro com a falta desse recurso e que vem crescendo ao longo dos anos.


imagem 1: Exemplo de Gerador modelo S3500 MG


Um gerador é o equipamento de alta performance com capacidade de transformar energia mecânica em energia elétrica através do fenômeno da combustão. Sua principal função é ser a reserva energética ideal que, posteriormente, será aplicada para reestabelecer ou complementar o fornecimento de energia. Quando ativado, consegue produzir energia suficiente para que os níveis de potência energética das máquinas e ferramentas a ele conectados estejam igualados, garantindo assim uma maior durabilidade e bom desempenho.

Estrutura do gerador de energia A princípio, a estrutura de um gerador pode parecer complexa, porém, seu esquema de funcionamento é muito simples. Os principais elementos que compõem um grupo gerador são:

• tanque de combustível;

• chassi (estrutura em aço que possui depósito para armazenamento de combustível);

• painel de controle, silenciador (acessório ideal para geradores armazenados em locais com grande circulação de pessoas);

• quadro de transferência de cargas (alternar as fontes de energias entre auxiliar e principal);

• motor (potencializam a produtividade e performance do gerador);

• alternador (sua escolha depende de qual trabalho o gerador será utilizado), bateria e kit de fichas.

Imagem 2: Esquema simplificado de funcionamento de um gerador

Para que a força mecânica consiga se transformar em eletricidade, na parte interna do grupo gerador ocorre a indução eletromagnética, reação química que corresponde ao condutor em movimento no campo magnético do gerador. Ainda na estrutura, há um componente chamado dínamo, cujo eixo de rotação acompanha a intensidade de movimento do campo magnético gerado por um imã. Todo esse processo induz a tensão elétrica nos terminais de enrolamentos conectados à carga, gerando assim a circulação de correntes elétricas. Os geradores de energia podem ser utilizados para:

• Atuar como fonte alternativa no fornecimento de energia (residências);

• Operar em situações emergenciais como queda de energia;

• Complementar a distribuição de energia local, sobretudo em regiões que sofrem com oscilações de energia constante, pois essas variações podem acabar prejudicando a estrutura e a performance dos equipamentos;

• Garantir a segurança no fornecimento de energia sem interrupções, como aeroportos, hospitais, restaurantes, hotéis, indústrias, mineração e construção civil.

Escolha do gerador

E para escolher o gerador ideal, existem alguns elementos fundamentais para serem analisados para conseguir acertar no modelo de gerador que melhor vai corresponder às suas necessidades. Como por exemplo:

• Para qual tipo de estabelecimento ou situação o grupo gerador será aplicado?

• Por qual período de tempo em que o gerador será ligado?

• Em qual local e de que forma o gerador será armazenado? Externo ou interno?

• Tipo de combustível: diesel, gasolina ou gás?

Assim, esperamos ter tirado as principais dúvidas a respeito dos geradores. Agora é só entrar em contato com a Lumus Engenharia para podermos fazer o dimensionamento ideal para você, potencializando ainda mais o seu crescimento e de Eficiência Energética.




Você vai se interessar também

Card image cap
Baterias em sistemas solares: promessa ou realidade?

Já pensou em ficar independente da concessionária através de sistemas fotovoltaicos? Entenda melhor do que é necessário.

Card image cap
Como deixar seu hotel eficiente energeticamente?

Pequenas e simples atitudes podem fazer o seu estabelecimento economizar bastante em energia elétrica. Saiba como!

Card image cap
Conheças as maneiras de conservar as instalações elétricas da sua casa.

Suas instalações estão velhas? Você possui móveis dando choques? Então segue aí algumas dicas para sanar essas dores!